top of page

O Centro Acadêmico Livre de Geografia - CALIGEO traz a preocupação de pautar e buscar fortalecer a formação docente e o ensino de geografia, bem como discutir o contexto educacional brasileiro a partir dos seus agentes construtores (estudantes, professores-pesquisadores, gestores, etc.) e de como a lógica do capital, do racismo, do machismo e LGBTfobia impõe normas estruturantes neste segmento.

Sendo assim, o CALIGEO torna público a XI Semana de Geografia – SEMAGEO URCA, que ocorrerá nas dependências do campus Pimenta da Universidade Regional do Cariri – URCA. Tal evento a ser realizado, materializado e subjetivado, está fundamentado no parâmetro das discussões sobre a trajetória da construção do profissional docente, dialogando com as lutas sociais e buscando discutir sobre como resistir as imposições que dificultam a tarefa de construir uma educação emancipatória, contextualizada e em consonância com os interesses dos povos marginalizados.

Na perspectiva de trabalhar à educação a partir das diversas dinâmicas sociais presentes no espaço geográfico, é preciso trazer para o debate, a explosão dos desconfortos sociais quanto à exigência de direitos fundamentais, negados historicamente a diversos grupos. Tais como: em matérias de mobilidade urbana, assistências básicas (saúde, educação, cultura, etc.), quanto à luta contra o machismo, contra as bases racistas que sustentam nossa sociedade, as práticas homolesbobitransfóbicas e de intolerância religiosa.

A partir disso, algumas indagações surgem: O que ensinar em Geografia? Como ensinar? Até que ponto a Universidade contribui para a formação de professores? Há carências e debilidades nesse processo? Qual o papel da escola no desenvolvimento social daqueles que a frequentam? Que muros separam a Escola da Universidade? O que podemos fazer para rompe-los? Quais as pontes que queremos construir? A crise do capital e o golpe de 2016 no Brasil, afetou diretamente à educação brasileira. Diante disso, qual tem sido efetivamente o papel da escola, da universidade e dos movimentos sociais mediante essa conjuntura de ataques frontais a educação e a uma série de direitos conquistados arduamente?

“Utopia como possibilidade a construir é positiva, como mero sonho ou choro é dispensável” (KAERCHER, 1996, p. 111). Com isso, a construção de um evento como a XI Semana de Geografia – SEMAGEO URCA é uma forma de abordar, debater e entender o momento que vivemos e as formas de resistências e insurgências às ofensivas que o povo brasileiro vem sofrendo.

Apresentação

bottom of page